RESUMO
Os estudos iniciais sobre Comunicação Mediada por Computador tendiam a ver esta forma de comunicação como impessoal e muito limitada para expressar emoções e interacções sociais complexas. Contudo, a prática social e as investigações mais recentes mostram que a comunicação electrónica pode promover comunicação relacional muito rica e ainda ser efectiva na resolução de problemas a distância.

A compreensão destes processos de comunicação passa por análises detalhadas das variáveis implicadas nas relações interpessoais e sociais mediatizadas e em particular da construção social, em contextos mediatizados, de processos de conexão, ligação e criação de proximidade psicológica.

Sugere-se que temos já hoje uma compreensão razoável dos processos de comunicação e interacção online e que estes conhecimentos deveriam enformar as práticas dos que trabalham em Educação Online e em Educação a Distância.


METODOLOGIA
Esta actividade decorre em dois ambientes virtuais:

1) A Apresentação "Comunicação Mediatizada por Computador e Educação Online: Da Distância à Proximidade" é elaborada neste ambiente do Wikispaces onde serão disponibilizados materiais, textos e bibliografia que fundamentam a apresentação.

2) A discussão dos tópicos apresentados na comunicação e a interacção entre os participantes decorrerá no ambiente Ning "Distância e Proximidade em EaD". Para ter acesso a este espaço bastará criar uma conta no Ning e preencher o seu Perfil.